CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é constituída por alguns dos próprios colaboradores, com o objetivo de fiscalizar a segurança de todos os colaboradores e áreas, sempre com o foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é regulamentada pela norma regulamentadora n° 05, aprovada pela Portaria n° 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT n° 247, de 12 de julho de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Como a comissão é formada?

A comissão é formada a partir de uma eleição, com votos secretos e também por igual número de participantes que são indicados pelos pelo empregador existe uma divulgação dos candidatos e da data da eleição.

O mandato tem duração de 01 ano e o eleito tem uma garantia legal de estabilidade desde a sua candidatura e após 01 ano do encargo.

Toda empresa que possuem mais de 20 funcionários, são obrigadas a ter ativa a atuação da CIPA.

Como é a atuação da CIPA dentro das empresas?

Como o principal objetivo da CIPA é orientar os colaboradores, a comissão precisa organizar eventos e campanhas que consigam realizar a conscientização e prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

O evento mais conhecido é o SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho), que oferece uma semana inteira com atividades relacionadas à segurança do trabalho, prevenção de acidentes, reconhecimento de incidentes e soluções para que eles não se tornem acidentes, tudo para garantir a qualidade no ambiente de trabalho e segurança de todos.

Esse evento é obrigatório para todas as empresas que possuem CIPA atuante.

Curso de CIPA?

O curso é regulamentado pela NR 05 – Norma Regulamentadora 05, onde os membros da comissão devem participar o treinamento para exercer essa função.

Alguns pontos abordados durante o treinamento são:

– Informações sobre a legislação trabalhista e previdência relacionadas a segurança e saúde dos colaboradores;

– Informações sobre como manter a higiene e saúde no trabalho;

– Estudo de condições do ambiente de trabalho, com foco nos possíveis riscos ocupacionais;

– Estudo de investigação e análise contra acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A EVOLUÇÃO atua em treinamentos desde 2007. Apostamos no diferencial de moldar uma nova cultura em todos que realizam nossos treinamentos, quando demonstramos a importância em mudar a postura em relação a prevenção de acidentes, criamos colaboradores mais aptos a desenvolverem e identificarem possíveis gargalos que levam a futuros acidentes.

Contamos com profissionais que atuam com Programação Neurolinguística e isso tem nos dado um retorno muito positivo, pois utilizamos técnicas que transformam os nossos alunos em um time altamente focado, colocando as empresas nos quais eles fazem parte em um alto patamar nos quesitos, segurança, motivação e resultados.

Venha para EVOLUÇÃO!